Reading Time: 2 minutes

A blockchain apresenta-se como uma tecnologia totalmente revolucionária e que mudará para sempre a forma como os negócios operam. Esta é uma grande mudança. A maior das duas últimas décadas.

  • Mudam-se as mentalidades e a forma como os sistemas são arquitetados.
  • Os sistemas tornam-se cada vez mais seguros.
  • Existe uma maior confiança.
  • Caminhamos em velocidade cruzeiro para uma nova realidade.

[1]

 

A blockchain é uma revolução em nada diferente da que foi trazida pela internet, há 25 anos”, afirma Louis de Bruin, blockchain leader Europe, IBM Global Business Services.

A Internet proporcionou uma enorme mudança naquilo que era o quotidiano das pessoas, a forma como estavam ligadas à tecnologia, e usando um abuso de linguagem, poder-se-á dizer que atualmente é quase considerada como um bem essencial. Desde cedo surgiram as transações de ativos de valor nesta rede de computadores, e a segurança com que essa informação é transmitida, e sobre tudo, auditada, tem sido analisada e discutida ao longo destes anos. A blockchain é o mais forte candidato a transportar estes ativos de valor. Um meio de transporte totalmente transparente e seguro.

 

Transparência e Confiança

As transações dispensam qualquer tipo de intermediários. No caso de uma transferência de dinheiro entre o Bob e a Alice, não há a necessidade de uma terceira entidade a validar a transação. As partes envolvidas interagem diretamente, isso significa que a validação não depende de terceiros mas sim da própria comunidade. Existe confiança, não só apenas numa terceira entidade que seria p.ex., um banco, mas em toda a comunidade.

As transações não são totalmente anónimas, neste caso são consideradas pseudónimas. É possível consultar o histórico de todas as transações efetuadas mas nenhuma informação concreta relativa sobre pessoas ou empresas é partilhada devido à forte componente de criptografia da tecnologia (transparência). É desta forma que é assegurada a identidade digital de todos os utilizadores.

 

Segurança

Esta tecnologia funciona, como o nome indica, com base em blocos, i.e., uma cadeia de blocos (blockchain), cada bloco está ligado aos anteriores. É imutável qualquer alteração ou violação de transações já efetuadas entre o Bob e Alice. No caso de um fulano tentar violar qualquer transação que seja, toda a comunidade responderá contra, isto devido à caraterística de transparência já conhecida da tecnologia. Toda a comunidade sabe que essa transação de ativos foi efetuada entre o Bob e a Alice, numa determinada data, com determinado valor e é, portanto, inviolável.

A blockchain representa uma tremenda mudança porque não pressupõe pontos centrais de falha e reduz a possibilidade de ataques maliciosos e vulnerabilidade face a ataques DDoS. Como a informação está distribuída por toda a comunidade ter-se-ia que atacar tudo e todos em vez de apenas um ponto central. Atualmente já existem muitas organizações e empresas a trabalhar sobre a tecnologia. Por exemplo, a banca tem sido um dos interessados, pois permite a liquidação de títulos em minutos em vez de dias.

A descentralização através deste meio de transporte é de facto uma nova mudança para todos. Consiste num paradigma totalmente revolucionário mas visa trazer uma maior segurança e confiança tornando a transmissão de valores cada vez mais segura.

 

[Este artigo foi originalmente públicado pelo autor num outro blog.]