Reading Time: 2 minutes

Na segunda-feira, a gigante tecnológica remendou um bug que permitia mensagens antigas e esquecidas aparecerem como novas em janelas de conversação — segundo consta, pareciam zombies a aparecer do chão.

Os utilizadores começaram a comunicar o problema na segunda-feira, quando as janelas de chat começaram a apresentar mensagens de anos atrás.

Alguns utilizadores ficaram perplexos:

 

Infelizmente, para outros, as mensagens trouxeram lembranças dolorosas:

 

Para a maioria, isso parece ter sido um erro divertido e uma chance de olhar para aquelas conversas chatas que costumavam ter com o ex namorado. Mas também destaca um ponto importante: o Facebook mantém tudo, incluindo aquelas mensagens que foram removidas há muito tempo. A menos que exclua especificamente uma conversa no Facebook Messenger, ela permanecerá acessível.

A empresa havia resolvido o problema até a noite de segunda-feira, informado o The Verge que o problema foi causado por “atualizações de software”.

Não é a primeira vez que o Facebook reaparece mensagens antigas sem pensar nas coisas.

Em 2015, foi introduziada a feature Memories pela primeira vez, ressurgindo posts também eles nostálgicos. Não foi muito bom distinguir entre memórias dolorosas e felizes, deixando alguns utilizadores atrapalhados por lembranças dolorosos do passado. Este é um problema complicado para a IA resolver, e a empresa aparentemente achou melhor não tentar. Em vez disso, O Facebook fornece um recurso para os utilizadores filtrarem manualmente as memórias sobre pessoas e datas que eles não desejem lembrar.

 

 

 

Pedro Tavares is a professional in the field of information security, working as an Ethical Hacker, Malware Analyst, Cybersecurity Analyst and also a Security Evangelist. He is also a founding member and Pentester at CSIRT.UBI and founder of the security computer blog seguranca-informatica.pt.

In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, hacking, cybersecurity, IoT and security in computer networks.  He is also Freelance Writer.

Read more here.