A Google está a lançar novas funcionalidades de privacidade e retetenção de dados, tendo em vista a aplicação do novo quadro de proteção de dados pessoais. Sabia que já é possível enviar e-mails através do Gmail que se auto-destroem?

A Google está a lançar lentamente várias alterações para os utilizadores do Gmail e do G Suite.

Algumas das alterações melhoram a usabilidade e a produtividade, enquanto outras destinam-se a maximizar a proteção dos dados e do utilizador. Algumas das novas opções de segurança devem ajudar os utilizadores corporativos a atender às necessidades de conformidade com o RGPD.

gmail-confidential-mode

 

Novas funcionalidades de segurança do Gmail

O modo confidencial do Gmail permitirá aos utilizadores:

  • Definir datas de expiração para emails ou revogar mensagens enviadas anteriormente.
  • Acesso seguro ao conteúdo de e-mails exigindo que os destinatários insiram uma palavra-passe.
  • Restringir a capacidade dos destinatários de encaminhar, copiar, baixar ou imprimir e-mails.

 

Estas novas funcionalidades serão possíveis porque os e-mails não são efetivamente descarregados e apresentados na INBOX dos destinatários, serão colocados  numa página / janela separada na qual o seu conteúdo poderá ser visualizado.

Estará também disponível a autenticação adicional (2FA) via mensagem de texto para visualizar o e-mail de forma a permitir uma maior proteção dos dados. Mesmo que a conta de e-mail do destinatário tenha sido comprometida durante o tempo de vida do email, o atacante não conseguiria visualizá-lo uma vez que necessitaria de um segundo fator de autenticação.

A incapacidade para encaminhar, copiar, descarregar ou imprimir e-mails deve reduzir o risco das informações confidenciais serem partilhadas acidentalmente com as pessoas erradas.

E, por fim, o Gmail apresentará novos avisos de segurança para e-mails suspeitos e que fornecerão instruções sobre quais ações o utilizador deve tomar para lidar com eles de forma mais adequada.

gmail-mal-alert

 

Disponibilidade

Essas opções estarão disponíveis para utilizadores do Gmail em breve. Elas podem ser ativadas ao selecionar “Experimentar o novo Gmail” nas configurações da sua conta.

Apenas os utilizadores do G Suite Early Adopter Program (EAP)  podem usá-las nas próximas semanas, depois de elas serem ativadas no Admin Console. O lançamento para a comunidade seguirá muito em breve.

 

Ver mais aqui.