Depois do Kali Linux 2020.1, 2020.2 e 2020.3, a Offensive Security anunciou um novo Kali Linux 2020.4. É o quarto e último lançamento da série 2020 com novos recursos incríveis adicionados e tornando a distribuição cada vez mais completa. Em seguida, são apresentados os novos recursos adicionados nesta nova versão.
1. ZSH como shell default
Conforme apresentado na versão anterior, o shell ZSH (ou Z Shell) finalmente substituiu o BASH (Bourne Again Shell) como o shell padrão no novo Kali Linux 2020.4 para desktop e cloud.
No entanto, o Bash ainda é o shell padrão para outras imagens de diferentes plataformas, como ARM, containers, NetHunter e WSL, que também pode ser substituído por ZSH na próxima versão de 2021.
2. Bash Prompt Theme Touch-ups

Para trazer uniformidade ao tema do terminal, o Kali Linux também ajustou a aparência do prompt do Bash, que agora se aproxima com o prompt do ZSH em termos de design.
3. AWS Cloud Image Update
Com a v2020.4, o Kali Linux introduziu e incluiu um novo metapacote denominado kali-linux-headless para a imagem da Coud da AWS. Ele traz todo o conjunto padrão de ferramentas de linha de comandos.
Além disso, o Kali Linux agora faz parte do Amazon GovCloud e tem uma nova entrada no mercado.
4. CrackMapExec (CME) Tool
O Kali tem agora uma parceria com o autor do CrackMapExec (CME) – byt3bl33d3r.
Isso significa que todos os utilizadores do Kali Linux terão acesso às mudanças mais recentes do CME antes que sejam tornadas públicas para todos, já que o pacote Kali do CME puxará as atualizações diretamente de sua base de código privada.
5. Win-KeX For Windows on ARM Devices
Como o pacote Win-KeX tem como objetivo melhorar a experiência do Windows mais Kali Desktop, a sua versão mais recente 2.5 agora oferece um novo “Modo de sessão aprimorado (-esm)”. Este modo funciona de maneira semelhante ao modo “Janela”, mas usa o protocolo RDP (Remote Desktop Protocol) e cliente nativo do Windows. Portanto, também permite que os utilizadores de dispositivos “Windows em ARM” usem o Win-KeX.
6. Other Tools Updates
Entre outros novos softwares, o Kali Linux 2020.4 atualizou o kernel do Linux para a versão estável mais recente 5.9, GNOME e desktop KDE para 3.38 e 5.19 respectivamente.
Para além desses updates, foram também adicionadas oito novas ferramentas:
- Apple bleee
- CertGraph
- dnscat2
- FinalRecon
- goDoH
- hostapd-mana
- Metasploit Framework v6
- Whatmask
Como atualizar o seu Kali Linux em poucos passos:
$ sudo apt update && sudo apt -y full-upgrade And set the default shell to ZSH using: $ cp -i /etc/skel/.zshrc ~/ $ chsh -s /bin/zsh $ zsh
Mais detalhes em: https://www.kali.org/news/kali-linux-2020-4-release/
Pedro Tavares is a professional in the field of information security working as an Ethical Hacker/Pentester, Malware Researcher and also a Security Evangelist. He is also a founding member at CSIRT.UBI and Editor-in-Chief of the security computer blog seguranca-informatica.pt.
In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, exploitation, hacking, IoT and security in Active Directory networks. He is also Freelance Writer (Infosec. Resources Institute and Cyber Defense Magazine) and developer of the 0xSI_f33d – a feed that compiles phishing and malware campaigns targeting Portuguese citizens.
Read more here.