Reading Time: 2 minutes

A SIBS, responsável pela rede multibanco disse publicamente que teve constrangimentos pontuais a nível nacional, mas a rede não esteve totalmente em baixo. O problema técnico foi então resolvido. 
Falha na rede Multibanco deixa algumas ATMs paralizadas #multibanco #mbway #segurancainformatica

A rede multibanco é utilizada a nível nacional, e ao que parece muitos terminais multibanco parecem ter estado indisponiveis durante 45 minutos.

A interrupção do serviço aconteceu no domingo 12 de agosto, por volta das 22h:30m. A “falha técnica” foi resolvida às 23h15m e a rede está totalmente operacional, assegura a SIBS “é uma questão de tempo até que todos os terminais voltem à normalidade”.

 

Os problemas no pagamento e levantamentos ocorrem em alguns terminais automáticos mas também no MB Way.

“Foi um questão de âmbito técnico, algo complexa, relacionada com uma avaria de equipamento”, disse a SIBS. “As equipas que temos em permanência identificaram imediatamente o problema e começaram a resolvê-lo.”

 

À Lusa, a assessoria da SIBS explicou que o problema apesar de poder ter tido expressão nacional não implicou que todo o sistema de caixas automáticas multibanco estivesse fora de serviço, podendo haver inclusivamente caixas ATM lado a lado em que uma funcione e outra não. Isto, porque a falha técnica afetou sub-redes dentro da rede, o que explica que nem todas as ATM sejam afetadas.

A plataforma MB Way, foi igualmente afetada uma vez que integra a rede multibanco.

mb

 

São esperados mais esclarecimentos da SIBS sobre a “falha técnica” nas próximas horas.

 

Não é a primeira vez que acontecem este tipo de incidentes na rede multibanco. Em 25 de fevereiro 2017 aconteceu uma situação semelhante.

O sistema automático que permite pagar, através dos terminais, tem apresentado nas últimas horas alguns problemas informáticos. Segundo a SIBS – empresa que gere o serviço – este problema é pontual, todo o sistema está a ser normalizado.

 

Pedro Tavares is a professional in the field of information security, working as an Ethical Hacker, Malware Analyst, Cybersecurity Analyst and also a Security Evangelist. He is also a founding member and Pentester at CSIRT.UBI and founder of the security computer blog seguranca-informatica.pt.

In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, hacking, cybersecurity, IoT and security in computer networks.  He is also Freelance Writer.

Read more here.