A rede multibanco é utilizada a nível nacional, e ao que parece muitos terminais multibanco parecem ter estado indisponiveis durante 45 minutos.
SIBS em baixo?
— Filipe Barroso (@ABarroso) August 12, 2018
Não dá para efectuar pagamentos com cartão ou levantar dinheiro nos multibancos no Cascais Shopping.
Sempre “Anomalia 130”#Sibs
— Filipe Barroso (@ABarroso) August 12, 2018
A interrupção do serviço aconteceu no domingo 12 de agosto, por volta das 22h:30m. A “falha técnica” foi resolvida às 23h15m e a rede está totalmente operacional, assegura a SIBS “é uma questão de tempo até que todos os terminais voltem à normalidade”.
Constrangimentos técnicos que motivaram dificuldades na utilização do MULTIBANCO estão resolvidos. Sistema já operacional.
— MULTIBANCO (@multibanco) August 12, 2018
Os problemas no pagamento e levantamentos ocorrem em alguns terminais automáticos mas também no MB Way.
“Foi um questão de âmbito técnico, algo complexa, relacionada com uma avaria de equipamento”, disse a SIBS. “As equipas que temos em permanência identificaram imediatamente o problema e começaram a resolvê-lo.”
À Lusa, a assessoria da SIBS explicou que o problema apesar de poder ter tido expressão nacional não implicou que todo o sistema de caixas automáticas multibanco estivesse fora de serviço, podendo haver inclusivamente caixas ATM lado a lado em que uma funcione e outra não. Isto, porque a falha técnica afetou sub-redes dentro da rede, o que explica que nem todas as ATM sejam afetadas.
A plataforma MB Way, foi igualmente afetada uma vez que integra a rede multibanco.
São esperados mais esclarecimentos da SIBS sobre a “falha técnica” nas próximas horas.
Não é a primeira vez que acontecem este tipo de incidentes na rede multibanco. Em 25 de fevereiro 2017 aconteceu uma situação semelhante.
O sistema automático que permite pagar, através dos terminais, tem apresentado nas últimas horas alguns problemas informáticos. Segundo a SIBS – empresa que gere o serviço – este problema é pontual, todo o sistema está a ser normalizado.