Reading Time: 2 minutes
Bank of America Files patenteia uma solução blockchain para ATM as a Service.

O Bank of America está de olho nas redes ATM com tecnologia blockchain, de acordo com um novo pedido de patente revelado publicamente.

O pedido, publicado na terça-feira pelo  U.S. Patent and Trademark Office (USPTO), descreve um sistema através do qual dispositivos ATM podiam utilizar a tecnologia blockchain.

“accelerate transaction speed and/or facilitate other types of transactions in addition to ATM transactions like cash withdrawals and deposits, such as gift registry transactions.”

 

 

O Blockchain também pode ajudar esses dispositivos a “lidar com uma quantidade relativamente grande de volume de transações enquanto reduzem as necessidades de transporte físico de dinheiro”, pode ler-se no documento.

 

Atualmente, a maioria das ATMs são dedicados aos seus respetivos bancos e sistemas dessas instituições, disse o Bank of America na apresentação, mas o suporte para multiuso, “multi-tenant” mantem-se – diferentes partes interessadas que partilham acesso a um único sistema de software.

É necessário oferecer vários micro-serviços relacionados a oportunidades de marca e marketing.

Nesse sentido, o Bank of America dá o pontapé de saída na implementação de um sistema designado como “ATM as a service”, para permitir que osclientes sem relacionamento existente com uma instituição financeira participante transfiram dinheiro através da mesma rede ATM.

Como a patente explica, para fazer isso, o sistema implementaria uma camada de transporte de dados “aberta e robusta” com criptografia e segurança “completa” — os princípios em que acenta a blockchain.

“The data transport supporting ATM management, signaling, and non-financial institution and financial institution transactions may be strictly communicated to a cloud platform … and subsequent hosting of web and application services may allow secure and scalable operations. “

 

Este é o mais recente pedido de patente do Bank of America, e que registou mais de 5o patentes relacionadas a blockchain em agosto 2018, de acordo com um relatório da iPR Daily; uma fonte especializada em propriedade intelectual.

Pode este ser um importante passo na história das ATMs e da blockchain.