Sem conhecimento da comunidade, o Reddit tem um irmão gémeo que deve ser evitado a todo o custo. Trata-se de um clone malicioso registado em julho de 2010 como reddit.co (diferente de reddit.com — a comunidade oficial), e que é usado para alojar jogos Flash, conteúdo pornográfico e atualmente transformou-se numa peça maliciosa muito preocupante.
No início desta semana, o especialista de segurança Alec Muffett, percebeu que o Reddit.co se retransformou num clone perfeito do Reedit.com provavelmente destinado ao roubo de credênciais dos utilizadores via phishing.
O especialista conta que encontrou o website por acidente, que é exatamente o mesmo processo que aconteceria com uma pessoa ao navegar na Internet. Ao inves de digitar Reddit.com, digitou Reddit.co e descubriu o esquema malicioso.
Aha! They detected me snooping around and blocked my IP address; it “works” via Tor: pic.twitter.com/i9Mk2DrHbx
— Alec Muffett (@AlecMuffett) February 5, 2018
How on earth the .co registry permitted it to be registered, is beyond me…
Na verdade, o .co é o domínio de nível superior da Colômbia – podia assumir-se que o registo não fosse aceite uma vez que é parecido com uma marca tão óbvia como Reddit. Os titulares de marcas registadas também costumam ter o cuidado de registrar domínios de aparência semelhante para se protegerem, mas não foi o caso.
Pedro Tavares is a professional in the field of information security working as an Ethical Hacker/Pentester, Malware Researcher and also a Security Evangelist. He is also a founding member at CSIRT.UBI and Editor-in-Chief of the security computer blog seguranca-informatica.pt.
In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, exploitation, hacking, IoT and security in Active Directory networks. He is also Freelance Writer (Infosec. Resources Institute and Cyber Defense Magazine) and developer of the 0xSI_f33d – a feed that compiles phishing and malware campaigns targeting Portuguese citizens.
Read more here.