Após três anos, o projeto No More Ransom confirma o sucesso da iniciativa que visa ajudar vítimas de ransomware.
O projeto foi lançado pela Polícia Holandesa junto com as empresas de segurança Kaspersky e McAfee, mas agora tem mais de 150 parceiros.
O website do projeto disponibiliza mais de 89 decodificadores que podem permitir decifrar os ficheiros cifrados, por mais de 109 malwares, de forma totalmente gratuita.
A Europol estimou que o projeto No More Ransom ajudou mais de 200.000 vítimas de ransomware que economizaram um total de $108 milhões de dólares, mas muitos especialistas acreditam que a quantima é bem superior.
Segundo a Europol, o programa para decifrar os ficheiros cifrados pelo ransomware GandCrab, disponível através do website do projeto, permitiu economizar $50 milhões de dólares.
A maioria das ferramentas disponíveis no website foi criada por empresas de segurança e especialistas como Emsisoft, Avast, Bitdefender, CERTs e a comunidade online Bleeping Computer – todos eles colaborando entre si.
A Emsisoft, por exemplo, lançou 32 ferramentas para decifrar 32 tipos de ransomware.
Os visitantes do website vêm de 188 países em todo o mundo, a maioria deles da Coréia do Sul, EUA, Holanda, Rússia e Brasil.
É importante estar consciencializado para esta temática importantíssima da atualiadade, pois o números de vítimas afetadas por ameaças desta natureza não para de crescer em 2019.
Se tiver alguma questão também pode contactar Seguranca-Informatica através do nosso formulário para este tipo de situações em: https://seguranca-informatica.pt/scam-alerts/; e faremos o melhor aconselhamento possível.
Pedro Tavares is a professional in the field of information security working as an Ethical Hacker/Pentester, Malware Researcher and also a Security Evangelist. He is also a founding member at CSIRT.UBI and Editor-in-Chief of the security computer blog seguranca-informatica.pt.
In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, exploitation, hacking, IoT and security in Active Directory networks. He is also Freelance Writer (Infosec. Resources Institute and Cyber Defense Magazine) and developer of the 0xSI_f33d – a feed that compiles phishing and malware campaigns targeting Portuguese citizens.
Read more here.