O Facebook está a remover contas, cerca de 800, por spam público e desinformação e que levam os utilizadores a ser direcionados para anúncios.
Facebook removeu 559 páginas e 251 contas envolvidas em spam político e desinformação – ou “atividade não autêntica”.
A rede social disse que o spam é um problema comum na plataforma. Os agentes de ameaça criam várias contas para postar, votar e promover seu próprio conteúdo, que geralmente é um link para um website de terceiros — é dificil filtrar tráfego confiável de tráfego não confiável.
Os spammers abusam do sistema do Facebook para fazer com que seus links de spam pareçam mais autênticos e se classifiquem melhor nos feeds de notícias dos utilizadores. Os utilizadores que clicam nesses links chegam a um website de terceiros onde as operadoras de rede de spam carregam vários anúncios para gerar receita em um esquema que o Facebook descreveu como “farm de anúncios”.
Essas redes de spam estão ativas no Facebook há anos, e a empresa diz que elas geralmente concentram-se em promover óculos de sol falsos e produtos para perda de peso, ou usam tópicos como desastres naturais ou noticias falas de celebridades para direcionar o tráfego para o seu “farm de anúncios“.
Mas as coisas têm mudado.
“Today, these networks increasingly use sensational political content – regardless of its political slant – to build an audience and drive traffic to their websites,” Facebook head of cybersecurity policy Nathaniel Gleicher and product manager Oscar Rodriguez wrote today in a blog post.
O Facebook disse que estava a remover essas contas não por causa de sua visão política ou do conteúdo que eles promoveram, mas pela forma como eles publicitavam e promoviam as partilhas, através de relatos falsos e outros comportamentos não autênticos.
No começo do ano, o Facebook executou duas outras atividades desta linha, onde foram removidas contas vinculadas a campanhas de influência nas mídias sociais russas e iranianas.
Pedro Tavares is a professional in the field of information security working as an Ethical Hacker/Pentester, Malware Researcher and also a Security Evangelist. He is also a founding member at CSIRT.UBI and Editor-in-Chief of the security computer blog seguranca-informatica.pt.
In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, exploitation, hacking, IoT and security in Active Directory networks. He is also Freelance Writer (Infosec. Resources Institute and Cyber Defense Magazine) and developer of the 0xSI_f33d – a feed that compiles phishing and malware campaigns targeting Portuguese citizens.
Read more here.