Reading Time: 1 minute

O hacker TheHackerGiraffe usou o Kit de ferramentas de exploração de impressoras (PRET) para hijack impressoras vulneráveis ( + de 50k) para promover o canal do YouTube da PewDiePie.

Um hacker anónimo hijack mais de 50.000 impressoras ligadas à Internet em todo o mundo para imprimir mensagens que promovem o canal PewDiePie no YouTube.

Felix Arvid Ulf Kjellberg, também conhecido como PewDiePie, é um popular youtuber de comédias e comediantes suecos, anteriormente conhecido pelos seus comentários do Let’s Play e agora mais conhecido pela sua comédia e vlogs.

O PewDiePie tem mais de 73 milhões de subscritores no YouTube. Um hacker com a conta do Twitter TheHackerGiraffe decidiu promover o seu canal favorito no YouTube, e para isso, invadiu dezenas de milhares de impressoras expostas on-line.

hacked-printers

 

O hacker varreu a Internet como meio de obter impressoras com a porta 9100 aberta usando o Shodan e invadiu-as publicando uma mensagem que convidava as vítimas a se desinscrever do canal T-Series e se inscrever no PewDiePie.

“PewDiePie is in trouble, and he needs your help to defeat T-Series!”

“PewDiePie, the currently most subscribed to channel on YouTube, is at stake of losing his position as the number one position by an Indian company called T-Series that simply uploads videos of Bollywood trailers and campaigns,”

 

O TheHackerGiraffe usou o Kit de Ferramentas de Exploração da Impressora (PRET) para comprometer as impressoras vulneráveis. O PRET é uma ferramenta desenvolvida por researchers da Ruhr-Universität Bochum na Alemanha para fins de teste.

Este assunto é extretamente crítico e importante. Neste caso, os hackers simplesmente imprimiram uma mensagem, mas as impressoras vulneráveis expostas on-line podem ser os pontos de entrada para invasores que, com movimentos laterais adicionais, podem comprometer toda a rede e aceder a informações confidenciais.

printers-hijacking

 

Pedro Tavares is a professional in the field of information security, working as an Ethical Hacker, Malware Analyst, Cybersecurity Analyst and also a Security Evangelist. He is also a founding member and Pentester at CSIRT.UBI and founder of the security computer blog seguranca-informatica.pt.

In recent years he has invested in the field of information security, exploring and analyzing a wide range of topics, such as pentesting (Kali Linux), malware, hacking, cybersecurity, IoT and security in computer networks.  He is also Freelance Writer.

Read more here.