Reading Time: 3 minutes

Ataques informáticos e violações de segurança têm sido uma constante nestes últimos tempos. Ainda partilha do pensamento que a cibersegurança representa um preço acrescido para as organizações?

O prejuízo financeiro e a perda de credibilidade é o impacto que qualquer organização sofre independentemente da sua dimensão e setor quando negligencia a segurança da informação e os problemas que a cibersegurança se propõe resolver.

A cibersegurança é um termo amplamente utilizado e que está diretamente associado a outras palavras como, ciberespaço, ciberameaças, cibercriminosos e outros conceitos desta linha. A cibersegurança consiste num conjunto de tecnologias, processos e sobre tudo boas práticas que têm o objetivo de proteger o ciberespaço, redes de computadores, programas e informações, e também as pessoas e as infraestruturas contra ataques informáticos, danos ou acesso não autorizado.

cybersecurity

 

O nome da poção mágica?

Garantir uma resposta imediata a uma ameaça exige coordenação e procedimentos amplamente distribuídos no seio da organização. A necessidade do investimento em profissionais capacitados e tecnologias apropriadas às necessidades de cada organização em particular fazem parte do desafio proposto.

Um dos maiores desafios impostos pela cibersegurança é a natureza e a constante evolução dos ciberataques. Isso exige mais do que procedimentos e tecnologias totalmente estabelecidas no seio de uma organização. Aqui é destacada a importância das organizações terem uma abordagem proativa e preventiva, incluindo monitorização contínua e avaliações em tempo real.

Respondendo à questão: O nome da poção mágica?


Para que as empresas atinjam qualquer objetivo, é fundamental o investimento. Este investimento inclui profissionais capacitados e ferramentas capazes de analisar os comportamentos considerados de rotina, mas também todos aqueles que se afastam de um estado considerado normal.

Por muito desafiador que pareça, e mesmo na realidade em que o IT não é uma realidade nem um sector primário na organização, é necessário proteger informações pessoais dos clientes e funcionários, informações financeiras e de operação contra roubo, divulgação ou alterações não autorizadas.

Protect-your-business-from-cyber-attack-iomart

 

A prevenção e a consciencialização são a primeira medida de prevenção


Definir um plano de ação inicial poderá consistir num dos objetivos primários para que as organizações se consideram prontas a evitar e tratar incidentes de segurança. No roadmap devem existir os seguintes steps.

Definir metas e objetivos
Para alcançar o sucesso é necessário um plano que forneça todas as orientações. As organizações devem começar por estabelecer planos de reação de forma a reagirem prontamente a ataques e incidentes de segurança.

Gestão de riscos
A cibersegurança é considerada uma atividade ligada à gestão de riscos. É uma atividade que ajuda na identificação dos ativos, pessoas, processos de negócios e tecnologias críticas para as operações diárias de uma organização. Faça de agenda de reunião tudo aquilo que se tenha destacado pela negativa e que possa colocar em causa a disponibilidade, integridade e autenticidade da informação.

Gestão de identidade
É preciso obter os acessos adequados à informação e obter noção de como eles são utilizados e por quem.

Monitorização da infraestrutura
É necessário analisar cada pacote no tráfego de rede e perceber se ele poderá representar um risco ou se o fluxo é completamente seguro.

 

Os steps apresentados precisam de ir mais além daquilo que foi aqui descrito. É necessário garantir que é possível chegar a um nível de segurança adequado à realidade das diferentes organizações.

Ainda esta semana, 100K de registos foram violados num hospital pediátrico. Muitas informações dos funcionários e utentes foram expostas e acedidas pelos criminosos. Uma rotina oleada e medidas eficazes na deteção de intrusões poderia ter evitado um data breach tão gigante como este.

O mesmo se passou com a KickICO. O equivalente a $7.7 dolares foram roubados em tokens. A chave privada vazou, por algum motivo, do ecossistema o que permitiu aos hackers gerar novos endereços nas digital wallets sem que qualquer tipo de monitorização ativa detetasse o incidente.

Atualmente, vivemos numa era digital em que a cibersegurança consiste num processo completamente mandatório para as organizações. Em caso de negligencia, qualquer organização poderá ser extinta do mercado devido a um incidente de segurança.

 

Powered by RISEMA


risema

Este artigo é patrocinado pela RISEMA, uma empresa da área da informática fundada em 1992 e com soluções para micro, pequenas e médias empresas.