Bitdefender lança nova aplicação para recuperar ficheiros cifrados pelo malware GandCrab
.

Esta nova aplicação permite que as vítimas que foram infetadas pelo GandCrab entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019 recuperem os ficheiros originais sem pagar o resgate.

É a terceira vez que a equipa da Bitdefender está a colaborar com a Polícia Romena e a Europol. Esta estrita colaboração permitiu o lançamento de uma app para obter gratuitamento os ficheiros cifrados pelo ransomware GandGrab.

Esta é a versão mais recente da ferramenta para recuperar ficheiros cifrados pelo GandCrab. A ferramenta é capaz de recuperar ficheiros cifrados pela versão GandCrab 5.0.4 a 5.1. Esta versão permite recuperar ficheiros cifrados entre novembro de 2018 e fevereiro 2019.

Isso significa que, com exceção das versões mais raras do GandCrab 2.xe 3.x, a ferramenta da Bitdefender pode agora ajudar a maioria das vítimas do GandCrab a recuperar os seus ficheiros.

Esta aplicação surge na altura certa, já que o GandCrab foi recentemente visto no coração de várias campanhas de spam etambém ataques direcionados. O ransomware é a ameaça mais prevalente na atualidade.

Nos ataques mais recentes, os operadores do ransomware GandCrab invadiram empresas que fornecem suporte remoto de TI e infetaram as estações de trabalho dos clientes por meio de ferramentas de gestão remota utilizadas para ajudar os clientes finais na resolução dos seus problemas.

Essas vítimas podem usar agora esta ferramenta.

Com base em estatísticas internas, a Bitdefender afirmou que a app foi usado por mais de 10.000 vítimas, salvando-as de pagar mais de US$ 5 milhões em resgates.

gandcrab-decryption-tool

 

Os especialistas da Bitdefender disseram também que esperam por uma nova vaga de ataques do GandCrab e uma alteração significativa no código malicioso de forma a contornar o decryptor desenvolvido.

Os autores maliciosos desta ameaça são conhecidos por libertar novas releases do malware quando necesário.

A aplicação (decryptor) pode ser descarregado do website da Bitdefender aqui.