Reading Time: 1 minute

Com apenas um carater é possível bloquear um iPhone e negar o acesso à aplicação de mensagens do smartphone. Isto impacta também outras aplicações, como é o caso do WhatsApp, Facebook Messenger, Outlook para iOS e Gmail.

Este bug foi detetado pelo blog italiano Mobile World, e que representa um bug grave no horizonte de periféricos da Apple, como é o caso dos IPads, Macs e até mesmo os dispositivos Watch OS que executam versões mais recentes do seu sistema operativo.

Tal como numa falha anterior — “text bomb” — esta nova falha pode ser explorada por qualquer pessoa, enviando para isso apenas um carater da língua indiana Telugu, falada por aproximadamente cerca de 70 milhoes de pessoas.

Quando esse careter é digitado, ou quando as aplicações recebem o carater bomba e tentam carregá-lo e parsear a mensagem, os dispositivos bloqueiam. Esta falha acontecer em iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e Apple TVs rodando o iOS Springboard da Apple.

O dispositivo não funciorará corretamente até que o carater seja removido — isso implica, por exemplo, a exclusão de toda a conversa na sua app de mensagens.

iphone-crach-telugu-character

 

A maneira mais fácil de excluir a mensagem é p.ex. pedir a outra pessoa para enviar uma mensagem para a app que está bloqueando devido ao carater bomba. Isso permitiria pular diretamente a notificação e excluir todo o segmento que contém o carater.

O envio deste carater pode bloquear apps de terceiros, como iMessage, Slack, Facebook Messenger, WhatsApp, Gmail e Outlook para iOS, bem como Safari e Mensagens para as versões mais atuais do macOS. Os utilizadores do Telegram e do Skype parece não serem afetados por este bug.

A Apple foi informada do bug há pelo menos três dias e planeiam resolver o problema numa atualização do iOS logo antes do lançamento do iOS 11.3 nesta primavera.

A versão beta iOS 11.3, atualmente publicada, parece não estar afetada.