Reading Time: 2 minutes

Um nota positiva em prol da privacidade do utilizador. A nova versão do sistema operativo Android irá bloquear o acesso à camara e microfone para todas as aplicações que corram em background.

O Android P, a mais rececente versão do sistema operativo Android da Google, vai adicionar uma nova funcionalidade para proteção dos utilizadores. Esta nova feature permitirá bloquear o acesso à camara e microfone do dispositivo por defeito.

Esta nova medida é um passo importante no combate ao malware, que muita vezes opera em background, e que permite aos atacantes escutar as chamadas dos utilizadores, aceder à camara do dispositivo, etc. Isto traduz-se num grande passo do ponto de vista de privacidade e segurança.

Enquanto os utilizadores usam o telefone para efetuar uma chamada, existem algumas aplicações a correr em segundo plano, como p.ex., a app do Gmail, Gacebook, Telegram, Whatsapp, etc. Estas mudanças irão afetar todas estas aplicações, e elas jamais terão acesso à camara e ao microfone enquanto permanecerem em segundo plano.

XDA Developers says the point at which an app is considered idle is controlled by the Doze state, a feature added to Android Nougatto improve device battery life. An app in a Doze state has its access to the CPU and network restricted, and this newest feature will also kill a dozing app’s access to the camera and microphone.

 

A maneira como o Android bloqueia o acesso à camera e ao microfone para apps em segundo plano no Android P é ligeiramente diferente, embora ambos sejam controlados por IDs de utilizador (UIDs), que são atribuídos quando uma app é instalada.

Basicamente, UIDs que acedam à camera, e que se encontrem por sua vez num estado de “background”, irão gerar um erro e perderão esse acesso.

O Android P ainda não tem uma data de lançamento, nem um nome.

Últimamente os malwares têm assombrado os dispositivos móveis. A Google parece entender isso e está a tomar as medidas para tornar o seu sistema operativo mais seguro — ganhando com isso uma maior confiança da parte dos utilizadores do seu SO.